Insuflamento de ar

Além de ser obviamente um bem natural essencial para a sobrevivência, o ar cumpre um importante papel em processos industriais.
Entenda a importância do sistema de insuflamento de ar nesses ambientes.

- Sistemas de insuflamento de ar, o que é?
As indústrias, galpões de fábricas, cozinhas industrias, almoxarifados, restaurantes etc… São alguns dos ambientes que com frequência necessitam da troca do ar ambiente, pois estes locais além de ficarem impregnados por gases, fumaças, poeiras, entre outros contaminantes produzidos pelos processos, são também locais que tem por característica a produção de muito calor (este proveniente dos próprios processos também). Por este motivo o ambiente tende a ficar mais quente, o que além de não ser o adequado, é extremamente nocivo ao processo industrial, podendo inclusive causar imenso desconforto aos trabalhadores locais e até danos à saúde.

Para que serve o insuflamento do ar e como ele funciona?
O sistema de insuflamento de ar funciona da seguinte maneira: o ar é extraído da atmosfera externa por meio de dutos e ventiladores que promovem a captação do ar exterior. Este ar é conduzido então por uma rede de dutos, até ser depositado por fendas, grelhas ou bocais em um ambiente interno.
De maneira planejada, segura e eficiente o sistema de ventilação industrial por insuflamento transporta o ar de fora para dentro, com a finalidade de trazer mais frescor ao local.

A renovação constante do ar ambiente traz conforto térmico para aos colaboradores que trabalham no local, retirando do ambiente o ar interior quente e pesado para injetar ar novo e fresco.
Contudo esse sistema não promove a redução da temperatura (tal como o sistema de climatização) e também não corrige a umidade relativa do ar. Ele funciona mais para a renovação do ar ambiente.
É a chamada ventilação para conforto térmico.

Quais os benefícios desse sistema?
Esse sistema possibilita de forma econômica, promover um ambiente mais saudável e favorável aos trabalhadores por meio da renovação do ar, contribuindo dessa forma para a produtividade dos trabalhadores.
Contribui também para o resfriamento dos maquinários locais (já que o ar quente é constantemente retirado).
E contribui evitando a propagação de contaminantes aéreos.

- Aplicação de Filtros
Para a utilização desse sistema em locais que exigem uma qualidade elevada do ar, é indicado a utilização de filtros de ar para agirem em conjunto com o sistema de insuflamento.
Os filtros neste caso serão instalados no sistema de captação do ar, controlando as possíveis contaminações por agentes externos, ou seja, antes que o ar seja depositado no ambiente interno,  farão a filtragem do ar impedindo fungos, bactérias, micropartículas, gases tóxicos entre outros, de contaminarem o local.

Os filtros que podem ser utilizados em conjunto com o sistema de insuflamento de ar para melhorar as condições interna dos ambientes.